A Familia Cresceu
bichinhos bonitinhos
home      arquivo      downloads       contato       orkut

Cuidados com a mama | 29/06/06

29_06_06_mama.jpg

As rachaduras no peito podem fazer com que o sonho de muitas mulheres com a amamentação seja frustrado em alguns momentos. Especialmente se elas provocarem dores que podem até prejudicar a alimentação do bebê. Isto pode acontecer principalmente por conta do acúmulo de leite nas mamas – o ingurgitamento – provocado pelo desequilíbrio entre o consumo da criança e a produção do leite materno. Quando isto ocorre, as mamas ficam duras e podem até inflamar, provocando dores.

Os primeiros cuidados para se evitar este problema podem ser aplicados desde o pré-natal, como explica o médico Cláudio Bonduki, assistente do departamento de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina) . “Para preparar o mamilo antes do parto, é muito importante fazer exercícios locais e passar bucha vegetal durante o banho, o que vai ajudar a deixar a auréola mais resistente”, diz Bonduki.

Aconchego – Maria Lúcia Futuro, coordenadora e uma das fundadoras da Ong Amigas do Peito , recomenda que a mãe tente ao máximo manter o peito macio e encontrar uma posição confortável durante a mamada. “É preciso observar se a pega do bebê está confortável para ele e para a mãe”, diz ela. “Evitar mamadas longas e manter intervalos curtos à demanda do bebê também podem ajudar a prevenir fissuras”, diz Maria Lúcia. Na hora de amamentar, uma das medidas mais importantes para se evitar o acúmulo de leite e as conseqüentes fissuras é manter o bebê corretamente posicionado no colo, com o corpo todo encostado no da mãe (barriga com barriga).

A Ong Amigas do Peito tem 26 anos de atuação e foi fundada por iniciativa da atriz Bibi Vogel , falecida há dois anos. A organização presta ajuda às mães por meio de materiais educativos, ajuda por e-mail além de um disque amamentação (21 - 2285-7779), com atendimento de voluntárias capacitadas.

De acordo com Maria Lúcia, as principais dúvidas das mães que procuram a entidade estão relacionadas à falta de apoio em geral para a prática do aleitamento. “Os problemas de rachadura, dor e inexperiência são secundários a uma falta do conceito do que seja a amamentação, além da falta de se ouvir e olhar (tanto a si como ao bebê) nos primeiros dias”, diz ela. O site da organização tem boas dicas relacionadas a este tema.

Prevenção e combate às dores – Como as fissuras e o desconforto são provocados, na grande maioria das vezes, pelo acúmulo de leite, alguns profissionais recomendam que a mãe esvazie as mamas durante a amamentação. Porém, o leite não precisa ser retirado do peito para que o bebê mame, de acordo com o médico Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação , do Rio de Janeiro. O profissional, que é pediatra, sanitarista e consultor em amamentação, explica que a retirada de leite pode provocar novas lesões na pele do mamilo, naturalmente delicada.

O uso de pomadas ou cremes também é controvertido durante esta fase. “O próprio leite materno pode ser usado para combater as fissuras, pois ele possui substâncias antiinflamatórias, antiinfecciosas e cicatrizantes”, recomenda Carvalho. O médico aconselha ainda que as mães deixem os seios ao ar livre quando for possível e evitem os bicos de silicone. Se o mamilo estiver machucado, poderá ser utilizada uma espécie de concha que protegerá a mama evitando que o tecido do sutiã tenha aderência à ferida. Massagens com água quente, durante o banho, podem evitar ou amenizar as dores provocadas pelo armazenamento do leite materno.

Caso a mama esteja inflamada, a mãe deve procurar imediatamente o médico que acompanhou sua gravidez ou um profissional capacitado em Manejo Clínico da Lactação. “Existem pomadas para prevenir e tratar este tipo de problema, mas nada deve ser feito por conta própria”, alerta o médico Cláudio Bonduki. Os cuidados devem ser maiores ainda durante os meses de frio e clima seco, que podem prejudicar a hidratação da pele. Porém, quem cuidar das mamas desde a hora em que o bebê está na barriga e cuidar do correto posicionamento da criança na hora da amamentação – além de fazer o máximo possível para todo o esvaziamento dos peitos durante este processo – tem de tudo para aproveitar plenamente um dos momentos mais bonitos da maternidade.

Serviço
Dr. Cláudio Bonduki
Av. Jandira, 257, cj 23, São Paulo. Tel: (11) 5055-9859 / (11) 5055-3055

Dr. Marcus Renato de Carvalho
Rua Carlos Góis, 375 sala 404 – Leblon, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2249-0312

Amigas do Peito
Rua do Catete, 214 sl 612, Catete, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2285-7779



Comentários

É preciso ter muuuito cuidado com água quente nos seios. O calor é um vaso dilatador e acaba favorecendo um maior fluxo de leite nos vasos. Assim, se a mama já está ingurgitada, ou seja, dura, a água quente tenderá a piorar a inflamação.
Neste caso, o ideal é fazer massagem ao redor da auréola. Com os dedos indicadores e do meio, deve-se apertar e fazer movimentos circulares até que os carocinhos de leite se dissolvam.

Outra coisa é a maneira da pega da mama. A forma correta é fazer o bebê abrir bem a boca e pegar na auréola. Não deixe o bebê pegar só no bico. Ele não conseguirá mamar direito e ainda machucará o bico.

Mais um ponto: o médico falou para passar bucha, mas é preciso tomar cuidado para não ferir. Ao pegar corretamente a auréola, a possibilidade de criar fissura é muito pequena.

O leite materno é realmente o melhor cicatrizante. Existe uma pomadinha que é receitada por médicos chamada Lansinoh. Ela também ajuda bem. É importada e só é vendida por telefone no Brasil - 11 5183-9210. Também é possível encontrar em lojinhas de maternidades.

Em qualquer hora do dia, em que a mama esteja endurecida, vale a pena fazer a massagem. Alivia bem. E facilita para o bebê abocanhar e se alimentado.

Outro ponto importante é relaxar, se alimentar bem. Nada de cerveja preta ou similares com álcool. O álcool não é sadio para nosso organismo, imagine no de um recém-nascido.

O que pode ajudar a ter mais leite: chá da mamãe da Weleda, beber muito líquido, tintura de algodoeiro, canjica. Bom, se não aumentar, com certeza mal não faz.

E principalmente a vontade de amamentar colobora muito.

Boa Tarde!!

Sou enfermeira, faço orientações para as gestantes sobre os cuidados com as mamas antes e durante a amamentação. Ao orientá-las sobre o ingurgitamento, explico a importância da compressa de gelo que faz a vasoconstricção e ajudando assim a aliviar as dores. Quero saber se houve alguma mudança em relação a essa orientação?

Estou grávida.Sou primigesta, e gostaria de saber mais orientações sobre o preparo das mamas durante a gestação e a prevenção de estrias no abdome e na mama.
Obrigada

tive um baby prematuro,quero de mais dar de mama estou com rachaduras ao ponto de nao conseguir dar de mama nao sei o fazer...

Minha nenem tem 16 dias, o pediatra mandou eu dar Nan 1 porque ela nao estava ganhando peso só tomando leite do peito, mas ela ficou com prisão de ventre. Ela fica irritadíssima com isso. Como eu faço pra parar com isso?

o meu bebe vai fazer 3 meses dia 12, ele mama no peito e em dias alternados toma um suco de laranja.
só q agora ele esta com prisão de ventre.
o que eu faço?

Estou gravida pela 2ª vez, e quero muito amamentar, pois com meu 1º filho dei de mamar 27 dias, pois eu não tenho bico, e ele é invertido, e a minha medica durante a gravidez dizia q. não tinha q. fazer nada e q. o bebê iria fazer o bico, mas isso não foi possivel, sofri de mais, fiquei traumatizada, mas agora estou disposta a enfrentar td, pois é o meu sonho amamentar, mas meu medico tbm não está me orientando apenas indicou uma concha de silicone p/ tentar sair o bico, estou gravida de 2 meses e não estou aguentando de dor no bico, queima de mais, gostaria de uma orientação sobre isso, com muita URGÊNCIA, quero começar os cuidados desde já, p/ que não haja problemas durante a amamentação.
Um grande abraço
E obrigada pela atenção.
Jociele

estou grávida pela 2ª vez. Quando ganhei nenê meus seios inflamaram muito, tive até infecção nas mamas. Foi muito angustiante dar de mamar com tantas dores que sentia e acabei optando por outros métodos de alimentação para o meu filho. Que devo fazer para evitar essas inflamações novamente?

meu bebe esta com 40 dias, estou tentando amamenta-la. Sinto muita dor na mama, principalmente na hora da "pega" mesmo esvasiando um pouco.Minha médica disse que estou com fungos e passei a usar uma pomada, parece que a pomada arde, ja não sei mais oque fazer, jas tomei todas as medidas preventivas, como tomar sol, relachar, fazer compressas. por favor me ajude!!!!

gostaria de saber o que eu faço para criar bico para dar de mamar?

ei gostaria de saber o que posoo fazer para preparar a miha mama, pois ja estou com
6 meses e até hoje não conseguir tomar sol na mama
pois trabalho em tempo integral?

estou gravida de 6 meses....
gostaria de saber o que posso fazer para ter uma faze de amamentação tranquila.

Moro aqui nos EUA e sou deistribuidora de uma pomada especifica p/ os seios composta de lanolina,se por acaso alguem se interessar de mais informacaoes podem me enviar e-mail ,tenho uma distribuidora p/ os medicos no Brazil

Meu email e verdu25@hotmail.com

o que fazer qdo sai pus da rachadura ?
já por volta do quarto mes
deve continuar dando essa mama ?
obrigado

karla r b lima

SOU ESTUDANTE DE EMFERMAGEM E GOSTARIA DE ORIENTAR UMA VIZINHA MINHA QUE ACABOU DE DAR A LUZ E PRECISA ESVAZIAR AS MAMAS ANTES DE IR TRABALHAR. COMENTEI COM ELA SOBRE O ACONDICIONAMENTO DO LEITE EM REFRIGERADOR E SOBRE O TEMPO MAXIMO PARA GUARDAR ESTE, MAIS TIVE UMA DUVIDA AO ORIENTA-LA NO PREPARO DAS MAMAS PARA FAZER A COLETA. FAZER COMPRESSA COM ÁGUA MORNA PODE AJUDAR SE ÉLA NAO SE QUEIXA DE INGURGITAMENTO?. A COMPRESSA COM ÁGUA MORNA PODE PROVOCAR INGURGITAMENTO? A COMPRESSA DE ÁGUA FRIA SÓ É UTILIZADA EM CASO DE INGURGITAMENTO OU COMPLICAÇÕES COM A MAMA? OBRIGADO DESDE ENTÃO. AGUARDO RESPOSTA

A Minha preocupação é a seguinte,estou com 2 meses de gravidez,quando descobri lembrei que 2 semanas antes de engravidar tomei vacina contra rubeola estou super preocupada com o bb.Fiz exames de sangue e tive o resultado seguinte rubeola IgG:54,7 UI/ML,RUBEOLA IgM:Não Reagente,por esses resultados há a possibilidade de saber se o BB corre algum risco?Por favor dê retorno para que eu possa ficar mais tranqüila.Obrigada
Suzana

OLÁ BOA TARDE ESTOU GRÁVIDA DE 07 MESES ESTOU COMO UMA DUVIDA SOBRE COMO FAZER O BICO DOS SEIOS POIS ATE AGORA NÃO TENHO NADA.
E ESTOU COM MEDO DE SOFRER NO FUTURA NA HORA DA AMAMENTAÇÃO..
OBRIGADA..

olá sou estudante de enfermagem e estou com a disciplina de saude da mulher e tenho q fazer uma palestra sobre os cuidados com a mama queria maiores inofrmações; vc poderia me ajudar ?

Sou estudante de enfermagem, estou desenvolvendo meu tcc sobre a temática promoção do aleitamento materno...pois, compreendo a importancia deste para o desenvolvimento da saúde fisica, mental e psicosocial tanto da criança como para a familia e por consequencia para a comunidade.
Gostaria de receber informações sobre os possiveis problemas que ocorrem durante a amamnetação, como mastite fissuras, ingurgitamento como prevenir e como tratar.
Desde já agradeço...
Atenciosamente
Miquele

Eatou desenvolvendo meu tcc sobre ´Incentivando a amamentação desde a gestação gostaria de receber informações sobre o tema`áleitamento materno e complicações.

Boa tarde,
Minha irmão acabou de ganhar
nenem porém na hora de amamentar ela sofre pois está comecando a rachar o bico e também não está com leite suficiente, após a mamada o nenem ainda tomada uma chuquinha de ninho . Por favor me orientar sobre a rachadura e também sobre quantidade de leite.O que pode ser feito p/aumntar o leite e o que pode ser feito p/ a rachadura do bico.
Obrigada
Angelita

como é a classificação do ingurgitamento areolar, lobular, lobar e glandular (não obstrutivo e obstrutivo).

Já tenho uma filha de 10 anos,e ela não pegou meu peito, fiquei chateada por não amentar, estou grávida novamnete de 5 meses,
há possibilidade de acontecer o mesmo.

Já tenho uma filha de 10 anos,e ela não pegou meu peito, fiquei chateada por não amentar, estou grávida novamnete de 5 meses,
há possibilidade de acontecer o mesmo.

gostaria de saber qual o melhor metodo para aumentar o bico dos seios pois na minha primeira gravidez tive problemas na amamentação por causa desse problema.

Esta pomada ( Lansinoh ) é mesmo milagrosa, foi a única coisa que resolveu meu caso. Encontrei no site e-vende por R$85,00, tem uma farmacia que vende por R$82,50 mas é só em São Paulo.
www.evende.com.br

olá, sou enfermeira, e tive agora o meu primeiro bebê, preparei as mamas durante toda gestação, entretanto estou com rachaduras nos dois mamilos (e o bebe tem uma pega perfeita), não sei o que fazer, estou tomando sol duas vezes por dia, hidratando com o leite, mas ainda assim estou sofrendo demais para dar de mamá, o que vcs me aconselham fazer??

Estou desenvolveldo meu TCC sobre o Aleitamento Materno, vcs não teriam um exemplo ai para que eu possa me orientar no meu não?Se tiverem me mandem por favor ficarei agradecida.

engravidei após a vacina da rubéula,meu bebe corre algum risco? me responda urgentemente.

Meu bebê tem 8 dias e já tentei de tudo para amamentar mas estou com rachadurar terríveis que sangram e saem até pedaços dos bicos,já aguentei toda a dor que podia,sem falar que meus seios não enchem de leite como o normal,e o nenem mama muito,suga bastante,mas não aguentei mais as dores e o sangramento,por isso,decidi ficar uns três dias sem dar o peito para cicatrizar as rachaduras,mas perdi a esperança pois o pouco de leite que eu tinha no peito parece que secou,quero muito amamentar,demais,mas não sei mas o que fazer,estou muito triste,me ajudem por favor.Obrigado!!

Adorei as explicacoes dadas neste site, mas gostaria de saber o que fazer para criar o bico em meus seios,pois já tentei e não consigo fazê-los

Gostaria de saber o que fazer para previnir rachaduras nos seios pois, estou grávia pela segunda vez e na primeira sofri muito durante um mês com fortes dores e tive até mastite.
Obrigada!!!!

Gostaria de saber se tem alguma coisa haver....estou tomando TINTURA DE ALGODOEIRO para amamentar(aumentar a quantidade de leite), fui recomendada a tomar 3 vezes ao dia, sendo que minha filha de 21 dias, ainda não tinha sentido cólicas. Será que a tintura de algodoeiro dá cólicas em bebes?

Ando muito preocupada,
tomei a vacina contra rubéula e mais ou menos uma senama e meia depois eu engravidei.
Gostaria de te mais informações sobre esse assunto.
Andei me informando e sei que tem risco do meu neném nascer com alguma deficiêndcia!!!
Esse problema anda tirando meu sono, será q teria algum exame para descobri se poderia acontecer isso com nem bebê? Ou até um remédio ou tratamento se ocorre essa doença?

Ando muito preocupada,
tomei a vacina contra rubéula e mais ou menos uma 4 semanas depois eu engravidei.
Gostaria de te mais informações sobre esse assunto.
Andei me informando e sei que tem risco do meu neném nascer com alguma deficiêndcia!!!
Esse problema anda tirando meu sono, será q teria algum exame para descobri se poderia acontecer isso com nem bebê? Ou até um remédio ou tratamento se ocorre essa doença?

Bom dia, sou mãe de primeira viagem, e tenho uma duvida. Acho que tenho o leite pedrado no seio esquerdo. Como sei se realmente esta pedrado, e o que faço para resolver isso? Obrigado. Tenho certa urgencia!

Minha filha pega o seio ela tem 3 meses .Ela empurra e chorra muito.O q faço?

Meu bebê está com 12 dias e não estou suportando a dor na hora de amamentá-lo.Meus seios estão rachados e muuuuito doloridos,não quero dar outro tipo de leite, estou preocupada!!!

Gostaria que informassem onde encontro a pomada aqui no Rio de Janeiro num bom preço a lansinoh para rachadura.por favor me informem com urgencia.obrigada.

tomei remedio para secar o leite, depois de 20 dias voltei a amamentar. mas com o auxilio de uma mamadeira de nã, mas ela só quer o peito, mas não tenho leite o suficiente, me ajudem por favor quero amamentar só no peito. o que fazer para criar mais leite?

Olá, estou gravida de 3 meses e o bico do meu seio é invertido. Minha médica me mandou usar uma concha de silicone que estimula o bico. Não estou encontrando pra comprar. Gostaria de saber onde posso comprar e/ou se tem um outro metodo.
Moro no Rio de Janeiro - RJ.

Meu bebê tem 2 meses e eu gostaria de saber se posso tomar leite ninho em pó durante a amamentação do meu bebê?

TENHO POUCO LEITE E ESTOU TOMANDO TINTURA DE AGODOEIRO MAS NÃO SEI BEM COMO QUE TOMA QUERIA QUE VC MIM AJUDASSE COM ALGUMA DICA DE COMO TOMAR ESTE MEDICAMENTO.......

Estou grávida de 4 meses e estou anciosa pra amamentar meu bebê quando ele chegar...gostaria de dicas para essa preparação, pois vejo que é comum a rachadura nos seios e quero evitar este transtorno.
obrigado!

estou fazendo enfermagem e gostei muito deste site gostaria que me envie as novidades sobre este tema: saude da mulher e criança
muito obrigado

gostaria de saber como faço para não ficar com os meus peitos doendo durante as mamadas .pois eles já estão rachados e eu sinto muita dor na hora que minha filha vai mamar .
e como faço para ela pegar corretamente o peito pois ela esta engolindo muito ar nas mamadas.e tendo cólicas.

Estou com mastite e meu bebê nunca mamou, não aguento mais de dor, qual atitude devo tomar...????Por favor me ajudemmmmmm

gostaria de saber o que fazer com as dores no bico do meu seio quero muito continuar a amamentar mas as dores são terríveis

Olá, a tintura de algodoeiro e a que tem 70% de alcool? qual quantidade se deve tomar? Obrigada!!!

tenho uma amiga que esta amamentado mais esta com os seios muito machucado que esta inpedindo queela der mama pois senti muitas dores o que ela deve fazer?

nao sei mais o que fazer meu bebe vai fazer um mes de nascido e as minhas mamas continuam rachadas e doi muito o dia todo,o que devo fazer pra melhorar , nao consigo amamentar ele direito, pois a dor é intensa, estou passando leite, pomada bepantol,nao adianta nada.

TENHO UM BEBÊ DE 10 MESES, ELE JÁ COMI DIREITINHO, PORÉM LEITE, SÓ O DE PEITO!!!JÁ TENTEI DAR MAMADEIRA , ELE NÃO PEGA. ELE ACORDA 4 VEZES NA NOITE PARA MAMAR, ESTOU MUITO STRESSADA SÃO 10 MESES SEM DORMIR DIREITO, ACABO FICANDO IRRITADA COM MEU FILHO DE 10 ANOS E MEU MARIDO. GOSTARIA DE SABER SE EU TOMAR UM REMÉDIO PARA SECAR MEU LEITE E ELE MAMAR, PODE COMPROMETER A SAÚDE DELE?

Estou amamentando a quase dois meses e a produção tem vindo a aumentar naturalmente, graças a Deus !
Para fazer bico, recomendo o uso da concha de silicone.
A dor no bico, no meu caso, percebo que é da pouca hidratação na aréola, que melhora quando uso a pomada LANSINOH, feita de pura lanolina e recomendada pela minha ginecologista. Funciona bem e não precisa ser removida quando da mamada - retire o excesso com uma gaze, com cuidado para não ferir os mamilos.
A concha de silicone é maravilhosa, desde que mantida a higiene - tenho dois pares, que alterno. Troco quando tomo banho - 2 ou 3 por dia, pois moro no Nordeste e está um calorrrr!
Enquanto uso um par, fervo o outro.
Meu bico era raso e com o uso da concha ficou perfeito. Tão perfeito que às vezes meu bebê até engasga...

Eu também tive rachaduras. Usei LANSINOH todo o tempo e aos pouco foi melhorando. Hoje só uso após o banho, pois não tenho mais rachaduras.
A principal forma de evitá-las, a meu ver, é a correta pega do bebê que, infelizmente, só ocorreu com o tempo, é um aprendizado dele e da mãe.
A pega está correta quando a boquinha do bebê parece uma boca de peixe, com ambos os lábios para fora. Também é uma dica de que a sucção está correta quando vc. sente que o leite está descendo - sente-se uma espécie de formigamento, às vezes nos dois seios. Nessa hora é normal uma dorzinha, que logo passa - é diferente da dor da rachadura. Com o tempo, tudo isso passa e fica só o prazer.
O que se pode fazer para auxiliar esse processo é:
1. uma boa cadeira de amamentação, com braços;
2. um travesseiro em V
3. temperatura ambiente agradável
4. ambiente tranquilo
5. perseverança, pois a recompensa é MARAVILHOSA !
Meu bebê ainda não tem dois meses e está uma bolinha ! Alegre, comunicativo e GORDO !
Faz cocô várias vezes ao dia, o que em princípio me preocupou. Mas a médica disse que só seria um problema se ele não ganhasse peso, o que definitivamente não ocorre...
Amamentar é tudo de bom e vale a pena sofrer um pouco no começo para depois usufruir dos momentos mágicos que ela dá.




Envie seu comentário

(Se você nunca comentou aqui antes, seu comentário poderá não ser publicado até o dono deste blog aprová-lo.)

   










botao_pequeno_geek.gif






© 2006 Espalhe Comunicação Estratégica Ltda