A Familia Cresceu
bichinhos bonitinhos
home      arquivo      downloads       contato       orkut

Crianças superdotadas | 21/07/06

21_07_06_superdotado.jpg

Filhos inteligentes e com boas notas na escola estão nos sonhos de qualquer pai e mãe. Porém, muitos ficam sem saber o que fazer quando descobrem que o pequeno mostra aptidão bem maior que os outros de sua idade em relação a diferentes temas, como mapas, galáxias espaciais, bichos pré-históricos ou livros e se revela um superdotado. “O diagnóstico de superdotação deve sempre ser feito por um profissional”, diz Maria Clara Sodré, doutora em educação de superdotados pela Universidade de Columbia (EUA). “Porém, os não-especialistas, como os pais e os familiares da criança, geralmente descobrem meio de comparações”, diz ela, que também é diretora técnica da Acerta (Assessoria Cultural e Educacional no Resgate a Talentos Acadêmicos), entidade fundada há pouco mais de um ano no Rio de Janeiro para prestar assistência a crianças e adolescentes superdotados e seus pais e familiares.

Um dos traços mais nítidos do superdotado é a precocidade para determinadas tarefas. Algumas costumam fazer coisas esperadas de crianças mais velhas, como falar mais cedo ou aprender a ler a partir dos três anos de idade. Outra característica comum é a dedicação quase obstinada às tarefas de interesse. “Eles esgotam um assunto e depois partem para outro”, explica Maria Clara. Estas crianças também costumam mostrar pensamentos divergentes e não se satisfazem com respostas evasivas, como os famosos “porque sim” ou “pergunte para o seu pai”. “O superdotado costuma ser um dos mais criativos da turma e é aquele que inventa brincadeiras e jogos”, explica Maria Clara.

Isolamento – No entanto, a rapidez para aprender sobre alguns assuntos pode provocar o isolamento em determinadas situações. “Este problema chama mais a atenção na criança pequena que, por ser mais precoce, pode ficar fora do ambiente”, conta ela. “Uma das crianças atendidas pela Acerta já conhecia 150 bandeiras aos três anos de idade. Quando entrou na escola, muitos em sua turma mal sabiam falar”. Para amenizar este problema, a entidade promove encontros e oficinas entre crianças superdotadas da mesma faixa etária, além de oferecer assistência também para os pais. “Abrimos espaço para que eles conversem, troquem impressões e vejam que não estão sozinhos”, diz Maria Clara.

Falta de assistência – O acompanhamento a crianças que manifestem precocidade é fundamental para garantir o desenvolvimento de suas potencialidades. A falta de assistência pode fazer com que o superdotado nivele-se aos outros ao longo de seu desenvolvimento. Um exemplo que pode ocorrer é o de alguém que tire notas menores ou não se esforce em estudar apenas para ser aceito em seu grupo ou não ter fama de “CDF”. O jovem que não tiver chance de desenvolver suas capacidades pode também se tornar um problema para a instituição onde estuda e para a sociedade. “Ele pode se revoltar e ser o anti-exemplo, que sempre vai expulso”, diz Maria Clara. Para a educadora, criminosos como Fernandinho Beira-Mar e Marcola podem ser exemplos claros de superdotados cujas potencialidades não foram aproveitadas nas escolas. “Ambos não chegariam à perfeição do crime se não fossem brilhantes”.

Caminhos – O direito à educação diferenciada para os superdotados é previsto por lei. De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), este tipo de aluno deve receber atendimento suplementar em Salas de Recursos ou outros espaços em horários além das aulas regulares (http://www.mec.gov.br/seesp/perguntas.shtm#7). Para isto, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado ou Município.

Também é possível procurar ajuda em diferentes entidades. Uma delas é o Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSd), com sede em Brasília e associados em 11 Estados brasileiros. Outro local que oferece esclarecimentos é a Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotadas (ABAHSD), em Vitória (ES), que dispõe de publicações, dicas e orientações para pais de crianças precoces.

Serviço:

Acerta
(21) 2537-7839

ConBraSd (Conselho Brasileiro para Superdotação)
(61) 307-2625 / ramal 412 - (61) 307-3069 ou (61) 307-2622 - (61) 307-2633

ABAHSD(Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotadas)
(27) 3345-5477

bjos,
Vilma

A foto que ilustra este post é de autoria de Mariana Amorim



Comentários

Olá!!
Gostaria de obter esclarecimentos sobre meu sobrinho de 04 anos, desde os 03 anos que ler, jornais e revistas e na Tv só que este ano é que começou estudar entrou no jardim I e já mudou para o II. O problema é que ele não se comunica direito, parece ser autista mas alguns médicos afirmam e outros não. Estamos sem ser o que fazer para ajudá-lo.

gostaria de saber a cerca de possibilidades da identificação do superdotado/talentos pela familia. que tipos de estratégias a familia pode adotar para essa identificação

Gostaria de saber como lidar com meu filho que tem 5 anos e le deste os 2 anos e está na pré-escola mas não se sente interessado pelos assuntos desta turma.

vi em meu filho hoje de oito anos,desde bebê sua habilidade,como aos aos quatro meses ele engatinhou, mas ñ fiz disso um rotúlo apenas o observavamos atentos seu pai e eu.Aos 5 sabia ler fluentemente e fazer contas de mais e menos em sua mente,tamanha sua capacidade que ele,logo que saiu do terceiro período escolar para a fase introdutória segundo uma avaliação para ver o nivel de desenvolvimento dos alunos da supervisora de educação ele foi transferido para a primeira série e duas semanas depois o retornaram devido a idade de seis anos recem completados.Naquele ano ja foi muito difícil manter seu interesse na escola o que infelismente vem crescendo gradativamente a cada ano e neste além de alunos muito indisciplinados em sua classe ele esta completamente desmotivado cada dia tenho que insentivá-lo mais mostrando que só ´será capaz de vencer se também superar alguns desafios que se fundem em obstáculos.Até seu comportamento em casa esta diferente as vezes age como se estivesse na adolescencia.Ele quer estar inteirado e no meio de pessoas que ofereçam algum conteúdo (se me entendem).Eu e meu marido estamos sem saber o que fazer por que não encontramos apoio e nem sabemos com quem poderíamos contar ou em quem confiar. se possível nos envie uma resposta o mais rápido pois cada dia é mais doloroso ver que ele pode se atrofiar por falta de.
Obrigada,atenciosamente Laudiene!

tenho uma filha de 5 anos ela tem facilidade em aprender,ela já sabe lê sabe fazer contas,ela se expressa muito bem! a professora dela disse que ela é a mais inteligente da turma,ela só tira dez, ela é a menor da turma e a mais inteligente! gostaria de saber se ela é super dotada

tenho uma filha de 5 anos ela tem facilidade em aprender,ela já sabe lê sabe fazer contas,ela se expressa muito bem! a professora dela disse que ela é a mais inteligente da turma,ela só tira dez, ela é a menor da turma e a mais inteligente! gostaria de saber se ela é super dotada

Meu sobrinho tem dois anos, está no maternal mais ele não gosta de ficar com crianças da idade dele e sempre que ir para a turma do CA ele diz q lá ele pode conversar ele á sabe as cores as vogais e aprende com uma enorme facilidade tudo que conversamos. Lembra dos nomes e fisionomia de todos que conhecemos. Ele seria um caso de superdotado?

Meu sobrinho tem dois anos, está no maternal mais ele não gosta de ficar com crianças da idade dele e sempre que ir para a turma do CA ele diz q lá ele pode conversar ele á sabe as cores as vogais e aprende com uma enorme facilidade tudo que conversamos. Lembra dos nomes e fisionomia de todos que conhecemos. Ele seria um caso de superdotado?

Olaa
meu irmão de 3 anos ele ja esta aprendendo os numeros a escrever os numeros e eu estou muito orgulhosa por ele o nome dele é Gabriel o nome todo é Gabriel Martins Consolmagno e ele é muito enteligente quase tudo que ele fala é verdade e ele ja sabe fala estou tentanto fazer ele aprender a ler coisas ele é lindo tambem loro e parese que ele tem 4 anos em ves de 4 mas ele tem 3 anos deus abensoi-o o meu irmão e abensoe todos bjosss.

Olaa!!!
meu irmão tem 3 anos e ele parese ter 4 ou 5 anos mas ela tem 3 anos e ele ja sabe maisomenos contar os numeros e ele maisomenos ele escreve os numeros o numero que pra ele é mais fasio escrever é o numero um.
E eu fico muito orgulhosa por ele a e ele quase tudo que ele diz é verdade deus o abensoe-o e deus abensoe todos amem bjossss adoro voces.

Olá!
Gostaria de ter mais informações sobre crianças superdotadas e gostaria de confirmar se minha filha realmente é uma dessas crianças, tbm gostaria de informações sobre apoio a educação dessas crianças aqui no rio de Janeiro.
Bem minha filha desde os seus 3 meses e meio que já fazia algumas coisas sozinha, coisas estas q só uma criança com 1 ano seria capaz de fazer, neste memso período já tinha sua atenção voltada para desenhos animados e os compreendia demonstrando assim sentimentos de alegria ou tristeza diante dos fatos q via na TV, aos 4 anos falou pela primeira vez, engatinhou pouco tempo, pois aos 5 meses já começou a arriscar alguns passos, com 1 ano e dois meses jah sabia contar até 10 e já tinha uma desenvoltura extraordinária para falar, quando ela falou pela primeira vez aos 4 meses eu falei com seu pediatra ele, fez alguns testes de habilidades com ela, como encaixar peças nos respectivos lugares e ela acertou todas, ele disse q seria sim um caso de criança superdotada, mas q para eu saber melhor deveria procurar um especialista assim q ela começasse a formar frases, bem até hj não procurei, pois não sei a quem recorrer, ano q vem ela vai começar a frequentar a escola, hj ela tem 2 anos e 10 meses, ela conta até 20, sabe as vogais, as cores, conversa fluentemente, conhece as formas (circulo, quadrado, triangulo etc), é super independente, come, toma banho, vai ao banheiro, arruma seu quarto totalmente sozinha e o q mais nos impressiona eh q desde os seus 1 ano e pouco sabe mexer em computadores, hj em dia as vezes fico assustada, pois ela tem uma facilidade enorme para jogos na internet onde ela aprende a jogar sem a ajuda de nenhum adulto, e mexe em computadores melhor que muitas pessoas q fizeram cursos, inclusive sem saber ler nem escrever ela sabe digitar seu nome, entrar em sites, baixar jogos de seu interesse entre outras coisas e se deixarmos ela passa o dia ineiro no computador e antes q me esqueça ela sabe preparar sua própria mamadeira no microondas, mas isto é algo q evitamos pois como ela é independente demais preferimos q ela fique distante da cozinha para evitar acidentes!!!! Gostaria de uma ajuda o mais rápido possível, pois como ela começa ano q vem na escola, queria aproveitar o inicío desta fase para começar pelo caminho certo e não atrapalhar seu desenvolvimento. Obrigada pela atenção,
Camila Coelho.

Gostaria de corrigir no texto acima q ela falou pela primeira vez aos 4 meses e não "anos".

Obrigada Camila Coelho.

meu filho tem tres anos e ja e mto inteligente, qdo ainda tinha um ano ja falava mtas coisas de quais agente ficava impressionado hoje com tres anos
ele j estuda e ja sabe ler mtas coisas, ele consegue gravar na memoria todos os comercias de tv q ele gosta sem esquecer de uma palavra sequer,como saber se ele e um superdotado.

Olá, meu filho aos 8 meses já falava 3 palavras. Hoje com 1 ano e meio fala absolutamente tudo, canta musiquinhas inteiras, expõe opiniões próprias e conta de 1 a 14. Gostaria de saber se essas particularidades levam a crer em superdotação. Existe algum teste para esta idade? Obrigada. Patrícia

Olá, meu filho aos 8 meses já falava 3 palavras. Hoje com 1 ano e meio fala absolutamente tudo, canta musiquinhas inteiras, expõe opiniões próprias e conta de 1 a 14. Gostaria de saber se essas particularidades levam a crer em superdotação. Existe algum teste para esta idade? Obrigada. Patrícia

Tenho cinco filhos e Julia é a mais nova,com apenas 2 anos,ocorre, que sem querer comparo o comportamento dela com o dos irmãos e fico muito imprecionada,pois ela antes de completar 2 anos ja conhcia todas as letras, os numeros, monta quebra cabeça para crianças de 6 anos com muita facilidade, corrige a babá quando ela fala errado, tipo...."ela diz" moiado Julia olha com ar serio e fala não é moiado ´e molhado. Poxa! eu fico de boca aberta com o seu comportamento.Ela faz cisas incríveis e eu não sei como lidar com isso. A escola tampouco, eles acham que ela mal sabe falar,pois o seu temperamento lá é suoer diferente.Gostaria de saber o que fazer principalmente em relação a escola, em casa é tranquilo, levamos com naturalidade e pronto.

oi! tenho um filho de 2 anos muito inteligente. com i ano e 10 meses aprendeu a letra A que eu ensinei por brincadeira e hoje ja conhece todo alfabeto e alguns números. Antes disso já conhecia as cores. não sei em que acreditar: ele é superdotado ou essa inteligencia toda é porque foi incentivado?

eu moro aqui na italia e tenho um filho que tem 7 anos e tem QI 102 mais ainda ele nao sabe ler e nem escrever,ele consegue ler o alfabeto e os numeros mais nao sabe colocar as letras juntas,ele gosta muito de desnhar aviao,nave,navio,pontes,construcoes,adora olhar todos os cartoes animados pergunta sempre o porque de tudo,gosta muito de natureza,ontem mesmo com um lego ele j a montou um aviao sem olhar nem um livro ele ja esta sendo acompanhado da uma psicologa e logopedista,ele e muito rebelde,ele sempre me disse que as tarefas sao muito repetitivas,ele pega muito noia gostaria de saber se ele e ele muitas das vezes escrevia as letras ao contrario ele e cangohoto sera o que meu filho e agradeco desde de ja,a logopedista me disse que ele nao tem nada de doencas o neuropsiquiatra tb me disse a mesma coisa

Olá a todos, gostaria de relatar um caso que ocorreu comigo mesmo. Tenho 18 anos, faço Administração de Empresas na PUC-SP e tenho uma dúvida que me atormenta de longa data: meus pais e irmãos atestam que aprendi a ler aos 03 anos de idade porém nunca tive atividades de "superdotados", embora quando adentrei a pré escola, aos 06 anos, a diretora do colégio iria me encaminhar a um desses colégios especiais aqui em São Paulo. Gostaria de que alguém me respondesse esta mensagem para que eu possa saber onde posso procurar auxílio para que eu possa fazer uma investigação mais acurada do que houve comigo. Espero resposta.

minha filha tem auto habilidade ela tem oito anos de idade e esta na quarta serie queria mais informaçoes sobre a instituiçao de voces

Estou esperando pela ajuda de voces.

Oi, sou mãe de um menino de seis anos. Ele leu bem aos quatro anos de idade, é super interessado por língua portuguesa, e há alguns começou a se interessar também por contas de adição. É uma criança que teve problemas de socialização na escola, difícil de aceitar as coisas pois tudo quer saber o por quê das coisas. Provavelmente trata-se de uma criança com altas habilidades. Por favor gostaria de saber onde fica um centro na cidade de São Paulo para eu poder encamimhar meu filho e torná-lo uma pessoa mais feliz.

Meu Filho tem 2 anos e com 1 ano ele ja falava, ele é uma criança muito inteligente, fala as palavras certas,e sabe as cores gostaria de saber se ele é uma criança super dotada.

MEU FILHO TEM 4 ANOS E COMEÇOU A LER AOS 3ANOS SEM NENHUMA AJUDA SABER CONTAR ATE 50 SEM AJUDA CONHECER CORES LIDA BEM COM O COMPUTADOR E COMO LIDAR COM ESSE DOM E COMO SABER SE E REALMENTE UM SUPER DOTADO SOU DO RIO E GOSTARIA DE PROCURA AJUDA PARA MEU FILHO

Meu filho completou 5 anos sempre foi muito esperto aos dois anos com incentivo claro dos pais ele sabia as capitais,cores, algumas palavras em inglês prestava muita atenção nos comerciais e propagandas nas cidades e reproduzia como se estivesse lendo sua fala é perfeita. Hoje ele vive uma fase normal na escola está um ano na frente dos colegas mais não me parece superdotado.

a minha filha tem 1 ano e 10 ela nasceu de 6 mese e duas semana ela so precisa ver uma vez ela ja aprende e repeti tudo e ja sabe o nome dos animais da familia ,sabe contar,cantar,fala nome dela o meu o do pai da irmã e irmão,avos e tios .
o que teste eu tenho que fazer para saber se ela e surperdotada?

tenho uma filha de 4 anos , que sempre teve facilidade de amprender as coisas,ela ja sabe ler e somar.Mas na escola eles falan que ñ podem adianta-la , ela ñ esta mais querendo ler ,pois fala que os coleginhas ñ sabem . quero uma ajuda oque posso fazer?

Olá gostaria de obter esclarecimento tenho um filho de seis 6 ano
aprendeu aler aos 5 anos,esta na alfabetzação
conversa sobre tudo,sexo,sobre quando começar atrabahar que vai me ajudar vai apagar as dividas.

Gostaria de saber como faço para poder identificar se minha filha de dois anos é super dotada; onde posso leva-la para fazer algum teste ou sei lá o que, para poder desenvolver alguma habilidade especial, que por ventura ela venha a ter?
obrigada pela atenção.

Olá,gostaria de receber informações sobre crianças com
altas habilidades. Tenho um filho de 7 anos que sempre se destacou entre crianças da sua
idade.Falou e andou muito sedo
e quando foi para a escola com 1 ano e oito meses já possuia conhecimento em relação à cores, formas geométricas, números, letra, quantidade entre outros conceitos. Reclamava muito da escola ´, dizendo não querer ir mais pois já estava cansado de brincar e queria
"atividades". Ao mudar para uma escola mais conteudista, aos 3anos, se alfabetizou em pouco tempo distanciando-se novamente do nível dos alunos e infelizmente não contava com professores capacitados (início do dilema de não mais querer ir à escola). Sob orientação de uma psicóloga, pelos pais procurada, mantivemos-o com o grupo de sua idade, ao contário do que a escola queria, e passamos a cobrar um pouco mais de trabalho diversificado por parte da escola que pouco fez.
Por não termos mais opções no
município, ele permace na mesma escola e faz atividades fora do contexto escolar. Hoje
ele está envolto a aulas de música (toca piano e violão), xadrez, futsal, inglês... portanto não mais reclama da aula, mas também não encontra
barreiras para concluir o que faz, saindo-se muito bem.
Por esse motivo e por ser professora estudante em educação especial me interesso
pelo assunto. Aguardo sua resposta, um grande abraço.

Rosana

Olá,gostaria de receber informações sobre crianças com
altas habilidades. Tenho um filho de 7 anos que sempre se destacou entre crianças da sua
idade.Falou e andou muito sedo
e quando foi para a escola com 1 ano e oito meses já possuia conhecimento em relação à cores, formas geométricas, números, letra, quantidade entre outros conceitos. Reclamava muito da escola ´, dizendo não querer ir mais pois já estava cansado de brincar e queria
"atividades". Ao mudar para uma escola mais conteudista, aos 3anos, se alfabetizou em pouco tempo distanciando-se novamente do nível dos alunos e infelizmente não contava com professores capacitados (início do dilema de não mais querer ir à escola). Sob orientação de uma psicóloga, pelos pais procurada, mantivemos-o com o grupo de sua idade, ao contário do que a escola queria, e passamos a cobrar um pouco mais de trabalho diversificado por parte da escola que pouco fez.
Por não termos mais opções no
município, ele permace na mesma escola e faz atividades fora do contexto escolar. Hoje
ele está envolto a aulas de música (toca piano e violão), xadrez, futsal, inglês... portanto não mais reclama da aula, mas também não encontra
barreiras para concluir o que faz, saindo-se muito bem.
Por esse motivo e por ser professora estudante em educação especial me interesso
pelo assunto. Aguardo sua resposta, um grande abraço.

Rosana

Olá,gostaria de receber informações sobre crianças com
altas habilidades. Tenho um filho de 7 anos que sempre se destacou entre crianças da sua
idade.Falou e andou muito sedo
e quando foi para a escola com 1 ano e oito meses já possuia conhecimento em relação à cores, formas geométricas, números, letra, quantidade entre outros conceitos. Reclamava muito da escola ´, dizendo não querer ir mais pois já estava cansado de brincar e queria
"atividades". Ao mudar para uma escola mais conteudista, aos 3anos, se alfabetizou em pouco tempo distanciando-se novamente do nível dos alunos e infelizmente não contava com professores capacitados (início do dilema de não mais querer ir à escola). Sob orientação de uma psicóloga, pelos pais procurada, mantivemos-o com o grupo de sua idade, ao contário do que a escola queria, e passamos a cobrar um pouco mais de trabalho diversificado por parte da escola que pouco fez.
Por não termos mais opções no
município, ele permace na mesma escola e faz atividades fora do contexto escolar. Hoje
ele está envolto a aulas de música (toca piano e violão), xadrez, futsal, inglês... portanto não mais reclama da aula, mas também não encontra
barreiras para concluir o que faz, saindo-se muito bem.
Por esse motivo e por ser professora estudante em educação especial me interesso
pelo assunto. Aguardo sua resposta, um grande abraço.

Rosana

Meu filho tem três anos,e já sabe ler palavras, desde cedo sabia nomes,figuras,logotipos,corese todas as marcas de carros.preciso saber se ele é super dotado e a quem pedir ajuda e orientação? obrigada.

Meu filho tem 03 anos.Ainda não está na escola. Parece muito inteligente.
Fico meio angustiada com duas situações:
- Ele nunca gostou de crianças da mesma idade ou mais novas que ele, às vezes até parece que tem medo delas.
- Não gosta de festas e lugares muito cheios.

Isto é um problema?

Gostaria de ajuda, meu filho tem apenas 3 anos e já sabe ler, a capacidade dele de memória é impressionante. Grava com muita facilidade qualquer texto ou músicas, facinado por televisão. Na escola a e ducadora diz que não tem como adianta-lo de turma agora pois ainda é muito pequeno. É o Centro das atenções na escolinha,desembaraçado e muito criativo. Gostaria de ajuda. Obrigada.

Olá, meu filho com 1ano e 9 meses (mais ou menos) já conhecia todo alfabeto, hoje com 2anos e 4 meses,
já escreve o nome dele digitando no computador, ele nunca frequentou creche nem maternal. É necessário obeservar outras atitudes?

Gostaria que me orientassem com meu filho Matheus, que lê e escreve desde os 3 anos, adora brincar de soletrar, ditado, e escolinha, a maioria do dia e entretido com estudo (hoje com 4 anos)moro em Nova Iguaçu no RJ (21 37696833)

Solicito orientação para acompanhamento de um menino de 7 anos assistido na instituição, que lê, escreve e fala corretamente, com uma vocabulário bem avançado para a sua idade, mas tem muitos problemas de relacionamento com crianças e adultos. Obrigada.

ola meu filho tem dois anos e ja conta ate 30 conhecendo os numeros sabe todo o alfabeto e as vogais conhecendo todas as letras sabe todas as cores e nunca se confunde ele nunca foi pra escola gostaria de saber se ele é super dotado

olá,

Meu filho se chama Miguel e desde antes de completar 2 anos ele já havia aprendido as cores, com 2 anos completos aprendeu todas as letras do alfabeto comparando-as com objetos (ex: f de faca, c de carro, h de homen etc), o que me deixou bastante impressionada, procurei verificar se a escola estava ensinando essas coisas e as educadoras se assustaram e tb disseram que ñ, este ano tentei transferi-lo para o jardim I pois vi nele grande capacidade de aprendizado, as educadoras acharam melhor mante-lo no maternal, daí iniciei um trabalho com ele em casa de aprendizado a leitura, memória visual, cálculos, etc. Tenho obtido sucesso, mas preciso de ajuda de profissionais qualificados que possam me orientar a lidar com meu filho. Daqui a 2 meses ele completa 3 anos já sabe ler algumas palavras, estou a procura de uma Instituição de Ensino adequada para essa diferencial dele, gostaria muito da ajuda de vcs.

minha filha é muito precoce em tudo ela tem apenas um ano e dois meses se chama Beatriz mais aos dois meses já engatinhava e alcançava os objetos que lhe demonstrava interesse, aos 4 meses ficava em pé sozinha e aos 5 meses já estava andando perfeitamente, hoje já fala de tudo e comprende as conversas dos adultos, sabe ler muitas frases completas e com perfeição o que eu faço como agir com minha filha sou estudante de pedagogia e quero saber como identificar um superdotado e como trata-los pois vou trabalhar com crianças e preciso conhece-lás melhor. por favor me aconselhe...

olá, preciso de uma ajuda pois, ha um tempo eu venho observado q o meu filho e percebi q ele eh mto adiantado em relação com outras criançãs da idade dele, ele fala coisa q me intrigam, mta imaginação e não se relaciona com criançãs menores q ele, soh gosta de ter contato com criançãs de 13 anos pra cima, mta memoria desde 1 ano, canta em inglês comigo, nunca foi a escola, faz observações interessantes, fala direitinho e qndo perguntamos algoi a ele, ele responde prontamente e se precisar conjuga os verbos, por exemplo, caiu filho? -CAI, onde vc esta filho?- ESTOU AQUI,a maioria dos verbos ele sabe conjugar em diferentes tempos, ñ sei como aprendeu isso pois naum ensinei a conjugar ainda, tem uma fascinação por obras de construção, caminhões, ah, ele me falou o plural tbm, sabe as cores, um raciocínio mto rapido, abecedario, será q ele eh mto estimulado ou se trata com uma criança com habilidades superdotadas?

tenho uma filha de 2 anos e meio que tem hailidades artisticas incríveis como,dançar balé classico sem nunca ter frenguentado escola, ela faz movimentos perfeitos de ginástica olímpica e canta úsicas inteiras que aprendeu sozinha, além disso conversa como um adulto, tem um vocabulário incrivel, que deve fazer para incentivá-la mais

meu filho acaba de fazer 6 anos,ele lê desde 3 e tem muita facilidade em aprender coisas novas, ele sabe fazer contas, e com 4 anos ganhou prêmio de aluno adiantado, esse ano ganhou novamente com 5,acho q não está sendo estimulado, gostaria de saber o que fazer?

Ola, tenho um filho que tambem aprendeu a ler e escrever aos 3 anos sem professora e hoje aos 4 anos sabe identificar os tipos de triangulos e faz o que quer na internet, no ano que vem ele terá que ir para a escola, e na minha cidade não existe nenhuma escola especializada, então gostaria de saber como devo agir, se devo passar a situação para a coordenadora da escola ou deixo ela descobrir sozinha?




Envie seu comentário

(Se você nunca comentou aqui antes, seu comentário poderá não ser publicado até o dono deste blog aprová-lo.)

   










botao_pequeno_geek.gif






© 2006 Espalhe Comunicação Estratégica Ltda