A Familia Cresceu
bichinhos bonitinhos
home      arquivo      downloads       contato       orkut

Cadeirinha no Carro - Fiquem de Olho | 14/11/06

14_11_06_cadeira.jpg

O tema cadeirinha de carro esbarra no Família com freqüência e, por isto, decidimos fazer um post sobre o tema. Antes de esclarecermos alguns pontos, coloco o email da leitura Claudia do Rio de Janeiro que passou por uma experiência desagradável sobre o assunto. Por incrível que pareça, este tema ainda é pouco discutido e respeitado pelos pais e fornecedores do material. Vejam abaixo o email da Claudia:

Leio com frequencia o blog desde a minha gravidez e estou com um bebê de
quase 2 meses. Estou passando por um problema q gostaria de dividir com vocês, alertando e
até mesmo recebendo sugestões.

Comprei duas cadeiras de carro para recém-nascido da marca Burigotto -
modelo Super Matrix - através do site do Magazine Luiza, mas já havia
pesquisado em outros sites e lojas.

Ao posicionar meu filho que já saiu da maternidade em set/06 na cadeira
recomendada, percebemos um certo desconforto na posição. Incomodados,
ligamos para o fabricante que com poucas palavras e limitado vocabulário
informou que este produto não seria compatível com qualquer tipo de carro
(no meu caso um Fiat Palio e um Corsa) e mandou q eu procurasse a loja para
trocar o produto simplesmente.

O problema é que a falta de informação pode ter prejudicado a saúde do meu
filho e possivelmente de outras crianças e a empresa não está preocupada em
rever esta situação.

Pedi orientação ao INMETRO q informou que não há certificação deste produto
pois eles fizeram alguns testes no final de 2005 e todos foram reprovados.

Até o momento não consegui trocar os produtos q gastamos R$630,00, além de
todo o transtorno pois também não tenho como sair com meu filho de carro.
Imagino que esta negligência possa prejudicar a saúde de muitos bebês cujos
pais desconhecem o tema.

Legislação

No Brasil, a legislação é bastante ampla. Diz apenas que crianças menores de 10 anos têm que andar com o cinto de segurança afivelado. O fato é que, dependendo do tamanho da criança, o cinto pode enforcá-la em uma freada, por exemplo, por que os originais dos carros são muito altos. Assim, é preciso usar a cadeirinha ou assento elevado. Sempre com cinto de três pontas.


Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, InMetro, há cinco grupos para classificar crianças de acordo com peso, idade e altura, nos chamados Grupos de Massa, que vão de zero a três. O grupo zero engloba recém-nascidos até 10 kg, com até 72 cm e, no máximo, nove meses de idade. O Grupo zero+ é para até 13 quilos, 80 cm e um ano, o Grupo 1, entre nove e 18 quilos, 1 m de altura e 32 meses de vida, Grupo 2, entre 15 kg e 25 kg, 1,15 m e cinco anos, e finalmente o Grupo 3, com peso entre 22 kg e 36 kg, 1,30 m e idade-limite de sete anos e seis meses.

Assim, mesmo que a criança tenha mais idade, mas sua massa estiver dentro da especificação, é recomendada uma cadeirinha específica - todas devem ter as especificações.

Outras dicas importantes:

- Uma cadeirinha de má qualidade ou instalada de modo inadequado é tão eficiente quanto não ter uma cadeirinha - num acidente, provavelmente ela não terá utilidade alguma.

- Os modelos de cadeirinhas confiáveis e seguros são aqueles que estão de acordo com as normas técnicas do país de fabricação e origem, com selo de qualidade e segurança. E um conselho: evite as cadeirinhas de segunda mão.

- Também é essencial ler o manual. É importante observar que as chamadas conchinhas têm de ser posicionadas no sentido contrário ao da marcha do carro, ou seja, de costas para o painel, e os outros modelos, de frente.

- Após um acidente, recomenda-se que as cadeirinhas sejam enviadas ao fabricante. Só depois de avaliado e liberado pela fábrica, o assento pode voltar a ser usado. Mas, se o acidente tiver ocorrido a mais de 50 km/h, o recomendável é que a cadeirinha não seja reutilizada.

- Como a fiscalização não está sendo feita de forma efetiva, cabe aos pais assumir a responsabilidade pela segurança dos filhos. Os pais devem se conscientizar de que a cadeirinha pode salvar vidas.

- Lembre-se de que um acidente grave pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer momento. Portanto, seja responsável e sempre acomode as crianças num assento de segurança.

bjs,
Roberta


A foto deste post é do Chokole.


Comentários

também tenho um bebe de 2 meses e estou passando pela mesma situação, coincidentemente com a mesma marca. /interessante que liguei para eles e obtive a mesma reposta em relação ao carro, só que o meu é um meriva. Bem, me mandaram trocar a cadeirinha na loja. o que eu fiz foi comprar um bebe conforto que pode passar o cinto tbem, pois no bebe conforto eles ficam um pouco menos desconfortáveis. so que daqui a algum tempo terei que adquirir uma cadeirinha. o que me chama a atenção e a despreocupação tanto da empresa quanto do inmetro com relação a situação.

Tambem estou passando por esse problema. o meu carro e um gol e o cinto nao e transversal, portanto, so poderei usar a cadeira qd meu filho tiver 9kg. o problema e que comprei a cadeira em uma expo bebe e nao lembro o nome da loja para toca-la. ja e o segundo produto que compro e nao consigo trocar pq as lojas sao de sao paulo e moro no rio o outro produto foi um abajour-cabideiro que nao acende. faltou informacao do vendedor sobre a aplicabilidade do produto(cadeirinha matrix>burigotto) e com isso levei prejuizo. estive em diversas lojas de produtos especializados para bebes e os vendedores desconhecem essa informacao. Alerto a todos para prestar atencao ao comprar produtos em exposicoes, nao generalizando, e claro.

Gostaria de enviar meu comentário, sobre essas cadeirinhas . sou acadêmica de enfermagem e venho levantando dados para minha monografia sobre mecanismos de segurança nos automoveis para crianças menores de dez anos, e gostaria de colaborar com as informações sobre o nível de mortaliadade, causado pela falta do cinto de segurança e da cadeirinha, gostaria de receber artigos sobre este tema que é de extrema relevância em nossa sociedade atual.Obrigada.

Tenho um bebê de um mês. Neste caso é necessário a cadeirinha? Não afeta a coluna e com isso o desenvolvimento da criança?

Tenho um bebê de seis meses e estou sem saber qual a melhor cadeirinha para a faixa dele, pois ele já está com mais de 8kg e 70 cm. Gostaria de saber da experiência de outros pais e a indicação de qual a que se adequa melhor, eu e meu marido estamos pensando na da marca galzerano e que ele possa usar até pelo menos 3 anos, mas com segurança.

TENHO UM FILHO E ELE TEM 3 ANOS DE IDADE MAS ELE TEM MAIS DE 18 KILOS E MAIS DE 1 METRO DE ALTURA QUAL É O CINTO DE SEGURANÇA MAIS ADEQUADO NESTA SITUAÇÃO.

TENHO UM FILHO E ELE TEM 3 ANOS DE IDADE MAS ELE TEM MAIS DE 18 KILOS E MAIS DE 1 METRO DE ALTURA QUAL É O CINTO DE SEGURANÇA MAIS ADEQUADO NESTA SITUAÇÃO.

Também tenho uma cadeirinha "Super Matrix" da Burigotto. Meu carro é um Polo Sedan e minha filha pesa 8kg. Nesse casso o manual avisa que a cadeirinha deve ser posicionada vira pra trás. O problema é que, devido à inclinação do banco, a criança fica com o pescoço caído pra frente. É preciso ficar segurando-a o tempo todo. Hoje decido que vou virar a cadeirinha pra frente, pelo menos assim ela vai ficar numa posição deitada.

Acabei de comprar uma super matrix da burigoto e somente agora eu encontrei suas postagens. Meu carro é um GOL 1.0. Pelo que percebí, este produto não é compatível com NADA. Quanto à resposta "padrão" do fabricante, acho que cabe uma consulta ao IDEC. Já que ele não se interressa pelo problema, não deve também sair por aí vendendo cadeiras.

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

tenho um bebê de 2NOS, COM 13 kILOS E 0,85 CM. QUE NÃO PARA NA CEDEIRINHA, ELE SE SOLTA, GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO,ALGUEM TEM UMA IDÉIA?

Olá, pessoal.
Lendo o e-mail da Claudia e os depoimentos em seguida fiquei impressionada. Sempre usei esses equipamentos de segurança e nunca tivemos problemas. Quando minha filha era bebê usou o bebê-conforto, e deixei de usar quando ele já não era mais seguro pra ela, na época apesar de ainda ter 7 meses, era muito irrequieta e o fato de ficar de costas pra gente a incomodava. Passamos então a utilizar a cadeira da Burigoto Matrix 2, que ela usa até hoje, com 4 anos, pois ela é pequena. Já viajamos longas distâncias algumas vezes e ela dormia bastante, nunca tivemos problemas.
Vi uma matéria interessante sobre o assunto no site da revista crescer, dêem uma olhada, tem um vídeo ensinando como usar. Segue o link abaixo. Abraços
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1194-15102,00.html




Envie seu comentário

(Se você nunca comentou aqui antes, seu comentário poderá não ser publicado até o dono deste blog aprová-lo.)

   










botao_pequeno_geek.gif






© 2006 Espalhe Comunicação Estratégica Ltda